O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. O aviso vigora desde as 00h00 desta terça-feira até às 18h00 de quinta-feira.
Na quarta-feira, o aviso amarelo vai estender-se aos distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, e vai manter-se até às 18h00 de quinta-feira.
Em perigo máximo de incêndio rural encontram-se mais de 50 concelhos Interior Norte e Centro e do Algarve e em perigo muito elevado cerca de 70 municípios dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.
Para esta terça-feira prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao meio da manhã, com possibilidade de ocorrência de chuvisco, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira da região Centro.
O vento será fraco a moderado de noroeste, temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, soprando por vezes forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora, nas terras altas e na faixa costeira ocidental, em especial a partir da tarde.
As previsões apontam ainda para neblina ou nevoeiro matinal no litoral Norte e Centro, pequena descida de temperatura no interior e uma pequena subida da temperatura máxima no sotavento algarvio.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15ºC, em Vila Real e na Guarda, e os 21ºC, em Faro, e as máximas entre os 24ºC, em Viana do Castelo, Porto e Aveiro, e os 38ºC, em Castelo Branco.