A avaliação dos alunos ucranianos acolhidos em Portugal vai ser assegurada pelas entidades educativas da Ucrânia. A indicação foi dada pela Direção Geral da Educação e já chegou às escolas.
Os alunos que continuaram inseridos no sistema de ensino ucraniano, “através da modalidade online, terão a sua avaliação garantida pela escola ucraniana que frequentam” .
Quanto aos estudantes que foram integrados no sistema de ensino português, “terão a possibilidade de ter a sua avaliação final garantida pela escola internacional ucraniana”
De acordo com a Direção Geral da Educação, o conselho de turma das escolas portuguesas “não deverá deliberar sobre a avaliação destes alunos, registando o motivo em ata e colocando essa informação também em pauta”.
O documento acrescenta que “obtida a certificação ucraniana, os alunos deverão ser reposicionados, em termos de matrícula, no ano de escolaridade seguinte”.
Segundo o Ministério da Educação, estão matriculados nas escolas portuguesa, 4736 alunos ucranianos, a maior parte no ensino básico.