Dois novos casos suspeitos de coronavírus em Portugal
04-02-2020 - 18:37

Doentes são dois homens, na casa do 40 anos. Vão ficar internados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Um contatou diretamente com pessoas infetadas com o coronavírus.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) avançou, esta terça-feira, que há dois novos casos suspeitos de coronavírus em Portugal.

O primeiro caso suspeito foi conhecido através de comunicado da DGS e o segundo foi revelado em conferência de imprensa, cerca de uma hora mais tarde.

Os dois doentes com suspeita de terem contraído o novo coronavírus vão ficar internados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, explicou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. Os pacientes "estão estáveis".

O primeiro caso é referente a um homem de nacionalidade portuguesa, de 44 anos, residente na zona da Grande Lisboa.

O caso foi detetato através da linha de apoio médico. O doente apresentou dois critérios necessários para ser validado: tem sintomas compatíveis com a doença e nos últimos dias passou por regiões do mundo onde há casos de coronavírus, adiantou Graça Freitas.

“O segundo caso é muito diferente”, adiantou a diretora-geral da Saúde. Este homem, de 40 anos, esteve em contacto com outras pessoas que contraíram o coronavírus fora de Portugal, nomeadamente com um grupo de cidadãos alemães que adoeceram após uma formação no estrangeiro.

Aumenta assim para quatro o número de pacientes com sintomas compatíveis com o coronavírus em Portugal, desde o início do surto.

Os dois primeiros - um em Lisboa e outro na zona de Felgueiras - não se confirmaram depois de realizados os exames médicos.

O novo coronavírus (2019-nCoV) teve início na cidade de Wuhan, na província chinesa de Hubei, em dezembro do ano passado.

De acordo com os dados mais recentes, a doença provocou 425 mortos na China continental, um morto em Hong Kong e outra vítima mortal nas Filipinas.

Um residente de Hong Kong de 39 anos morreu esta terça-feira vítima de pneumonia viral causada pelo novo coronavírus, a primeira morte registada na região administrativa especial chinesa e a segunda fora da China continental.

De acordo com as autoridades do território, o homem viajou para Wuhan, centro do surto do novo coronavírus (2019-nCoV), de comboio no dia 21 de janeiro e voltou para Hong Kong em 23 de janeiro.

A Comissão Nacional de Saúde da China tem registado de mais 3.235 casos confirmados de coronavírus, num total de 20.438.

[notícia atualizada às 19h29]