Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
A Polícia de Segurança Pública revelou, este domingo em conferência de imprensa, que realizou três detenções e registou 58 contraordenações no primeiro fim de semana de confinamento.
Duas das detenções decorreram devido à desobediência do confinamento e uma devido à abertura de um estabelecimento comercial, proibido a partir das 00h00 de sexta-feira.
As contraordenações registadas deveram-se maioritariamente ao consumento de álcool na via pública e não utilização de máscara.
A PSP deteve 438 pessoas desde março, em Portugal, no âmbito da fiscalização das medidas restritivas impostas pelo Governo.
“Desde o início da pandemia [em Portugal], [foram feitas] 438 detenções, das quais 118 por desobediência ao confinamento a que estavam obrigados por estarem infetados”, afirmou o diretor do departamento de operações da direção nacional da PSP, Luís Elias.
O decreto do Governo que regulamenta o novo confinamento geral devido à pandemia de Covid-19 entrou em vigor às 00h00 de sexta-feira e decorre até 30 de janeiro. Entre as restrições, o diploma prevê o encerramento do comércio e restauração, com exceção dos estabelecimentos de bens e serviços essenciais.
Os restaurantes e similares podem funcionar apenas em regime de 'take away' ou entregas ao domicílio.