O Conselho de Arbitragem nomeou Artur Soares Dias para apitar o jogo entre Sporting e FC Porto, para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, como uma "prova de força" depois da confusão que aconteceu no último jogo entre as duas equipas.
O especialista e comentador de arbitragem da Renascença, Paulo Pereira, espera que Soares Dias, o "melhor ativo" do Conselho de Arbitragem, consiga fazer um bom trabalho.
"É uma prova de força a por o seu melhor ativo para dirigir o clássico, mas precisará da ajuda dos intervenientes para poder fazer uma boa arbitragem, que é o que todos esperamos", começa por dizer.
A nomeação de Soares Dias sublinha a preocupação do Conselho de Arbitragem para que não se repitam os incidentes do jogo para o campeonato.
"Reflete a preocupação do Conselho de Arbitragem com este jogo. No último Porto-Sporting aconteceram coisas menos agradáveis e que não prestigiaram o futebol português. Mesmo sendo a Taça de Portugal, a duas mãos, o Conselho de Arbitragem optou por um árbitro que é o mais conceituado a nível internacional em Portugal", explica.
Paulo Pereira explica ainda as nomeações da restante equipa de arbitragem, com destaque para o quarto árbitro e o videoárbitro.
"Soares Dias faz-se acompanhar pelos seus habituais assistentes, Rui Licínio e Paulo Soares, e nomearam um quarto árbitro que é árbitro FIFA, o Tiago Martins, com missão de proximidade para controlar os bancos de suplentes. O VAR é o Hugo Miguel, muito tarimbado nesta função e será uma boa ajuda", termina.
O último clássico, que ficou empatado a dois golos entre Porto e Sporting, no Dragão, terminou com cenas de violência entre elementos das duas equipas, mas também um elemento de colete azul ligado à publicidade e resultou em quatro expulsões.
Pepe, João Palhinha, Marchesín e Tabata foram suspensos como consequência desse clássico.
O Sporting-FC Porto está marcado para quarta-feira, às 20h35, no Estádio de Alvalade. Terá relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.