O rei de Espanha, Felipe VI, reiterou, esta terça-feira, em Lisboa a "secular relação de proximidade e boa vizinhança" entre Portugal e Espanha, que destacou como uma "grande capital europeia", mas que mantém o seu "encanto e personalidade".
Felipe VI falava numa cerimónia nos Paços do Concelho da capital, depois de receber a Chave de Honra da Cidade.
Felipe Bourbon agradeceu, em português, em seu nome e no da rainha, Letizia, a "honra" de receber esta distinção de Lisboa, "uma cidade milenar que, como capital de Portugal, tanto contribuiu para a história".
O monarca espanhol recordou que, naquele mesmo sítio, o seu bisavô, Alfonso XIII, destacou, em 1903, "a amizade indestrutível" que une os dois povos e, hoje, reafirmou "esta secular relação de proximidade e boa vizinhança que tem nesta cidade um exemplo tangível e permanente".
Uma relação que se manteve "em tempos difíceis para ambas as nações" e, em particular, para a família real espanhola, comentou, aludindo ao período em que o seu pai esteve exilado em Portugal, residindo no Estoril.
"Nesta Lisboa repleta de história e tradição, não posso deixar de referir as grandes transformações que durante os últimos anos, [a cidade] está a atravessar e que contribuíram para que se consolide como uma grande capital europeia, aberta e cosmopolita, sem perder nem o seu encanto nem a sua personalidade", sublinhou o rei.
Felipe VI dirigiu depois uma palavra "de afecto e reconhecimento" aos lisboetas, que, "com o seu trabalho, esforço e bem fazer, contribuem para o dinamismo e pujança desta incomparável capital".