O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, diz que o acordo de Governo firmado, na Alemanha, entre a CDU e o SPD "é uma boa notícia para toda a Europa".
"O governo português vê com satisfação este passo dado para a formação de um governo sólido e estável na Alemanha. A Alemanha é um parceiro muito importante, quer no plano bilateral quer no quadro da União Europeia, pelo que a perspectiva de que o quadro de um governo em funções de gestão termine, é boa notícia para toda a Europa.", disse Santos Silva, esta sexta-feira, em declarações à Renascença.
Questionado sobre se o acordo entre Merkel e Schulz é uma condição para que a União avance nas reformas que tem em agenda, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz que se trata de um factor "que ajuda muito as reformas, porque a participação da Alemanha no processo de decisão europeu é absolutamente central".
De acordo com Augusto Santos Silva, a União tem "duas questões essenciais" para resolver em 2018: "A reforma e a conclusão da União Económica e Monetária e a preparação do próximo quadro financeiro plurianual, após 2020, isto é, do orçamento da União Europeia como tal para o período posterior a este período de fundos".
Santos Silva reforça que "a reforma da União Económica e Monetária é um dos pontos do acordo entre a CDU e SPD e esse ponto vai no bom sentido, porque é preciso completar a União Monetária torná-la favorável à convergência das economias e mais bem preparada para responder a eventuais futuras crises".