Mexer no IVA? Seria “interessante” uma baixa generalizada
23-03-2023 - 10:46
 • Sérgio Costa , Cristina Nascimento

Comentador da Renascença não considera adequada uma descida do IVA apenas para alguns elementos. João Duque diz ainda que a possibilidade de aumentar salários avançada por António Costa é contradizer o ministro das Finanças.

O comentador da Renascença João Duque defende que, a haver alguma alteração na taxa do IVA, devia ser uma redução generalizada.

"Reduzir o IVA pode fazer sentido em geral. Era uma medida interessante, beneficiaria todos, mas não com esta lógica de fazer baixar o preço específico de alguns elementos", diz o economista que, no espaço de opinião das "Três da Manhã", comentou as declarações de António Costa, no Parlamento, sobre uma eventual redução do IVA para os bens essenciais.

"Podemos movimentar o IVA para cima ou para baixo, mas desta forma, para beneficiar quem mais necessita, não me parece que seja a forma adequada, porque todos comemos pão, todos comemos arroz, todos comemos massa e, portanto, também não vamos fazer uma segregação e dirigir a descida do IVA para alguns", acrescenta.

João Duque comentou ainda a hipótese admitida pelo primeiro-ministro de aumentar os salários da Função Pública. João Duque considera que esta posição "contraria o próprio ministro das Finanças, que dizia no início que não aumentamos mais os salários para não provocar inflação".