O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirma que os ataques desta semana em Berlim e na Turquia vêm dar razão aos seus planos para condicionar a entrada de imigrantes muçulmanos no país.
“Vocês conhecem os meus planos. No final, provou-se que eu tinha razão. Estava 100% certo. O que está a acontecer é uma desgraça”, disse Donald Trump aos jornalistas, num resort de Palm Beach, na Florida.
Durante a campanha eleitoral, Trump chegou a defender a interdição temporária da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos, como forma de tentar impedir atentados terroristas.
A proposta foi alvo de duras críticas. Mais tarde, o candidato republicano reformulou a ideia e sugeriu a suspensão temporária da imigração proveniente de regiões identificadas como “berço” de terroristas.
Numa reacção ao ataque com um camião em Berlim, que fez 12 mortos e dezenas de feridos, e à morte do embaixador russo na Turquia, o Presidente eleito dos Estados Unidos fala num “ataque à Humanidade” e em “guerra santa global”.