A tenista japonesa Naomi Osaka, ex-número um mundial, foi eliminada pela norte-americana Amanda Anisimova na primeira ronda de Roland Garros, naquele que foi o seu primeiro encontro no "major" francês depois da polémica desistência de 2021.
Um ano depois de desistir de Roland Garros na sequência da polémica gerada pela sua decisão de boicotar as conferências de imprensa do torneio, para alertar para o tema da saúde mental, Osaka regressou à catedral da terra batida para uma participação efémera, sendo derrotada pela 27.ª cabeça de série, pelos parciais de 7-5 e 6-4, em uma hora e 30 minutos.
Esta é a segunda vitória consecutiva de Anisimova sobre a japonesa em torneios do 'Grand Slam', já que a norte-americana, semifinalista em Roland Garros em 2019, foi responsável pela eliminação de Osaka, então campeã em título, na terceira ronda do Open da Austrália deste ano.
Para a antiga número um mundial, atual 38.ª classificada no "ranking" WTA, esta é apenas a terceira vez que cai na primeira ronda de um torneio do Grand Slam.
Vencedora do Open dos Estados Unidos em 2018 e 2020 e do Open da Austrália em 2019 e 2021, Osaka, de 24 anos, nunca ultrapassou a terceira ronda em Roland Garros, tendo sido afastada nesta fase em 2016, 2018 e 2019.
Swiatek apura-se para a 2.ª ronda
A tenista polaca Iga Swiatek, número um do "ranking" mundial, qualificou-se para a segunda ronda de Roland Garros, segundo torneio do Grand Slam da temporada, ao eliminar a ucraniana Lesia Tsurenko, em dois sets.
Vencedora em Roland Garros em 2020, Swiatek somou a 27.ª vitória consecutiva no circuito feminino, ao vencer Tsurenko, 119.ª do mundo e proveniente da qualificação, por 6-2 e 6-0, em 54 minutos.
Na segunda ronda, Swiatek vai defrontar a norte-americana Alison Riske, 43.ª da hierarquia, ou a ucraniana Dayana Yastremska, 82.ª.