O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai convidar o Papa Francisco a visitar Portugal no próximo ano.
O chefe de Estado está em Roma, onde esta quinta-feira vai reunir-se com Francisco, no Vaticano.
À chegada, Marcelo sublinhou que espera que o Papa aceite o convite. “Trago comigo uma carta formal em nome da República Portuguesa a convidar Sua Santidade a visitar Portugal a propósito do centenário das aparições de Fátima. Espero encontrar no Papa Francisco o acolhimento a este convite”.
“Seria a oportunidade de juntar um acontecimento religioso a uma projecção que é, ao mesmo tempo, o reconhecimento da gratidão por aquilo que significou desde os primórdios da nacionalidade o apoio àquele Estado independente que nascia e que teve no Papado, antepassado da Santa Sé, o primeiro gesto de aceitação”, acrescentou o chefe de Estado.
O cardeal patriarca de Lisboa já tinha dito esta terça-feira que espera que o Presidente da República traga do Vaticano novidades sobre a possível visita do Papa Francisco a Portugal. Em declarações à Renascença, D. Manuel Clemente manifestou o desejo de que o Papa permaneça em Portugal o maior número de dias possível, na visita prevista para o centenário das Aparições de Fátima, no próximo ano.
“Eu até espero que venham de lá já mais pormenores acerca dessa vinda do Papa, se vem só para o dia 13 [de Maio] ou, se como todos desejamos, vem um bocadinho antes ou fica um bocadinho depois”, afirmou o patriarca. “Oxalá que esta visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa também ajude a esclarecer e que o Papa nos diga alguma coisa."
[Actualizado às 20h03]