O ciberataque aos serviços da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) não terá conseguido roubar dados pessoais, avançou esta terça-feira o Ministério da Juventude e Modernização.
"A resolução deste incidente decorre a bom ritmo, e até ao momento não existe evidência de exfiltração de dados pessoais", adianta o Governo, em comunicado enviado à Renascença.
A equipa envolvida na resolução do ataque informático aos serviços do Estado "continua a trabalhar de forma exaustiva" e "prevê-se que que o portal gov.pt esteja totalmente recuperado até às 23h59" de quinta-feira.
A notícia do ciberataque foi conhecida a 10 de outubro, quando a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) "informou que se encontrava com uma disrupção na sua rede em virtude de um ataque informático (ransomware) e, por isso, esteve, preventivamente, indisponível o acesso a diversas plataformas e serviços digitais".
A AMA sublinha que "está a seguir, de forma rigorosa, todos os procedimentos necessários para garantir a reposição dos sistemas de forma segura" e agradece a "compreensão e colaboração de todos os cidadãos e entidades parcerias para minimizar os constrangimentos causados".
O restabelecimento dos serviços está a ser progressivamente atualizado no site da Indisponibilidade - AMA.
Pelas 20h30 desta terça-feira estavam disponíveis os serviços digitais:
- Autenticação com Chave Móvel Digital (CMD) e Cartão de Cidadão
- Assinatura digital com Cartão de Cidadão
- Notificações Eletrónicas (serviço gov.pt)
Também estão disponíveis os seguintes sites públicas geridos pela AMA:
- Site AMA - informação institucional da Agência para a Modernização Administrativa, I.P
- gov.pt (parcial) - Portal de serviços públicos da República Portuguesa
- Autenticação.gov - Portal de identificação, autenticação e assinatura digital do Estado Português
- Mosaico - modelo de referência para a Administração Pública
- Mais Transparência - Portal de informação sobre gestão dos recursos públicos do Estado Português
- digital.gov.pt - ponto de partida para a Transformação Digital da Administração Pública
Plataformas e serviços para entidades públicas e privadas:
- GAP - gateway de SMS da Administração Pública
- PPAP - plataforma de Pagamentos da AP
- PI - Plataforma de Integração da iAP
Na página criada na sequência do ataque, a AMA declara que “não vai solicitar, por qualquer canal, informações pessoais para recuperação de credenciais da Chave Móvel Digital (CMD) ou para aceder a serviços”. “Esses eventuais contactos devem ser ignorados pelo cidadão”, sublinha a agência pública.