Jogos Olímpicos em Paris
19-07-2024 - 06:57

Os próximos Jogos Olímpicos de Verão começam no dia 26 em Paris. Cidade onde decorreram os segundos Jogos Olímpicos da era moderna, em 1900. Muita coisa mudou desde então; por exemplo, já não se exige um amadorismo total. Os Jogos Olímpicos são hoje sobretudo um grande espetáculo para a televisão.

Os Jogos Olímpicos de Paris decorrem de 26 deste mês até 11 de agosto num país que atravessa uma crise política (dificuldade em formar um governo dispondo de uma maioria no parlamento), além de uma crise financeira. O Tribunal de Contas francês alertou para a perigosa situação das contas públicas; o défice orçamental da França ficou em 5,5% do PIB em 2023. Será que os Jogos Olímpicos irão contribuir para algum alívio nos problemas políticos e financeiros que afligem a França? É improvável, mas veremos.

Como é sabido, os Jogos Olímpicos tiveram início na Grécia da Antiguidade. Os primeiros Jogos da era moderna aconteceram em Atenas em 1896. Nessa altura exigiam o amadorismo puro e, na prática, eram reservados a homens. Os segundos Jogos Olímpicos da era moderna aconteceram em Paris em 1900; neles participaram 22 mulheres, num total de 997 atletas.

Ao longo do século XX, e sobretudo após 1970, as exigências de amadorismo foram gradualmente retiradas. Ser um atleta de nível olímpico tornara-se impossível sem compensações financeiras, daí o profissionalismo.

O espírito dos Jogo Olímpicos tendia originalmente a afastar-se da política. Mas o prestígio dos atletas cedo levou os governos a quererem partilhar a honra das medalhas.

Ficaram célebres os Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim. O partido nazi, então no poder na Alemanha, quis mostrar-se amante da paz e chamar a atenção do mundo para a alegada superioridade da “raça ariana”. Só que o tiro saiu pela culatra – Jesse Owens, atleta negro da equipa dos Estados Unidos, embaraçou Hitler e os seus apaniguados ao ganhar quatro medalhas de ouro, nos 100 e nos 200 metros, na corrida por estafetas 4x100 metros e no salto em comprimento. Hitler não o cumprimentou.

Mais tarde, a União Soviética foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980. Esses Jogos foram boicotados pelos EUA e outros países ocidentais; em retaliação, a União Soviética liderou um boicote aos Jogos de 1984 em Los Angeles.

Os próximos Jogos Olímpicos de Verão, em Paris, serão sobretudo um grande espetáculo para a televisão.