"Profundo júbilo". Marcelo felicita D. Américo Aguiar pela sua elevação a cardeal
09-07-2023 - 16:02
 • Ricardo Vieira

Presidente da República assinala que D. Américo Aguiar é uma "personalidade reconhecida pelo serviço à Igreja Católica e à sociedade portuguesa, com papel muito relevante na comunicação social e responsável máximo pela Jornada Mundial da Juventude 2023".

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou este domingo D. Américo Aguiar pela sua elevação a cardeal.

O bispo auxiliar de Lisboa, presidente da fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023) e presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia vai receber o barrete cardinalício a 30 de setembro, anunciou este domingo o Papa Francisco.

"O Presidente da República manifesta profundo júbilo pela elevação ao Cardinalato de D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa", refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem publicada no site da Presidência da República.

O chefe de Estado considera que a nomeação de D. Américo Aguiar, pelo Papa Francisco, é "uma honra para Portugal e para os portugueses" e significa que o país passa a contar com seis cardeais: quatro eleitores e dois sem direito a voto em Conclave.

"Com esta nomeação por Sua Santidade o Papa Francisco, Portugal passa, pela primeira vez na História, a ter, simultaneamente, seis Cardeais", sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República assinala que D. Américo Aguiar é uma "personalidade reconhecida pelo serviço à Igreja Católica e à sociedade portuguesa, com papel muito relevante na comunicação social e responsável máximo pela Jornada Mundial da Juventude 2023".

Numa primeira reação em declarações aos jornalistas, D. Américo Aguiar disse que a nomeação para cardeal é uma “homenagem a Portugal, aos portugueses e à juventude portuguesa”.

O presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023) falava aos jornalistas, em Setúbal, num armazém onde estão a ser montados os kits para os peregrinos do maior encontro mundial.

D. Américo Aguiar confessa que a notícia da nomeação para cardeal foi uma completa surpresa e que ainda está "a recuperar" da emoção e do que apelida de um "soco". "É inimaginável", declarou.

Questionado pela Renascença se o futuro passa pela Diocese de Lisboa, o novo cardeal diz que "não faz ideia" e que, "seja onde for", estará às ordens para aquilo que o Papa Francisco precisar.