ALex Kantrowitz, fundador da Big Technology, saiu do Buzzfeed para "vender" newsletters e não se arrepende. Aliás, diz que "o negócio está saudável" e faz mais dinheiro do que fazia anteriormente. Sabe que a sua newsletter é muito específica: escreve sobre tecnologia para os grandes patrões de Silicon Valley e tem os maiores "nomes" da indústria na sua "mailing list" (e, claro, há quem queira pagar para aparecer regularmente na sua caixa do correio), mas acredita que o modelo de distribuição é o segredo do negócio.
"Não queres só fazer o que queres, se não escreves um diário. Mas também não podes fazer só o que a audiência quer, tens de encontrar um meio termo", admite, seja ele no jornalismo de consumo livre ou pago.
Mas será que quem lê está disposto a pagar? Pelo menos lá fora já assim é. "Os leitores transformam-se nos clientes diretos. Pedimos-lhe para investirem em nós. E eles sabem que, quanto mais pagarem, melhor será o produto", diz Alex Kantrowitz.
Nicholas concorda e atira: o aumento dos sites de media com acesso pago "é uma oportunidade para os jornalistas investigarem os assuntos que as pessoas realmente querem. O incentivo económico para investigar está lá", acredita, pois, se o utilizador quiser realmente conhecer melhor, há de pagar.
"É o teste perfeito. Se fornecermos valor acrescentado, as pessoas vão continuar a subscrever. Se não, é sinal que temos de mudar alguma coisa", remata.