Ministra da Saúde quer aproximar Portugal da taxa de letalidade da Alemanha e Áustria
05-04-2020 - 13:40
 • Renascença

Questionada pela Renascença, Marta Temido elenca explicações sobre a taxa de letalidade em Portugal.

A Ministra da Saúde quer aproximar a taxa de letalidade pela Covid-19 portuguesa (2,6%) às da Áustria (1,71%) e Alemanha (1,5%). Em resposta à pergunta da Renascença, Marta Temido destaca também o facto da taxa nacional ser bastante inferior à de outros países europeus.

"A nossa taxa está nos 2,6%, mas estamos abaixo de outros países europeus, como a Itália, com taxa de mortalidade de 12,3%, o Reino Unido, de 10,3%, e até a Espanha, de 9,5%. Claro que gostaríamos de nos aproximar de países como Alemanha ou Áustria, estarão também numa fase da curva epidémica distinta da nossa", começou por dizer na conferência de imprensa.

No entanto, Marta Temido elenca diferentes motivos para a variação desta taxa nos diversos países.

"A taxa também varia com alguns aspetos como o desempenho do SNS, a estrutura demográfica afetada, os hábitos de convívio e sociais, a existência de estruturas residenciais de apoio para idosos contra a permanência de idosos em habitabilidade própria, mais independente e com níveis de qualidade distintos dos nossos. São aspetos que podem ser explicativos e que nos devem fazer refletir à medida que a epidemia avança e que procuramos combater de forma prática a taxa de letalidade nos idosos", afirma.

A Renascença tinha já noticiado que a taxa de mortalidade em Portugal tinha ultrapassado a previsão a nível mundial e também o aumento da mortalidade no último mês. Jorge Félix Cardoso, em conjunto com equipa de investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), avaliou as tendências da mortalidade nos meses de fevereiro e de março para todos os anos entre 2009 e 2020.

Na última sexta-feira, em entrevista à Renascença, o primeiro-ministro, António Costa, admitiu a subnotificação de óbitos com Covid-19.

"Sabe-se que a Covid-19 não ataca da mesma forma todas as pessoas e é isso que a torna muito perigosa, porque podemos estar contaminados sem sentir qualquer sintoma", referiu Costa. "Se é possível que existam pessoas que possam ter falecido por outras causas e estivessem infetadas? Sim, é possível", afirmou.



* A taxa de letalidade, ou coeficiente de letalidade, corresponde à proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de pessoas que sofrem dessa doença, ao longo de um determinado período de tempo - ao contrário da taxa de mortalidade, um índice demográfico que reflete o total de óbitos causados por determinada doença.