A agência de notícias “France Presse” refere que os líderes europeus querem ainda intensificar uma ofensiva diplomática com o objectivo de ganhar o apoio da Turquia para criar uma zona tampão e conter o fluxo de refugiados sírios. Ontem, o vice-presidente da União Europeia chegou à Turquia para pressionar o Governo de Ancara a aceitar o plano de Bruxelas.
O “Diário de Notícias” tem esta manhã o aviso da Chanceler alemã. Angela Merkel diz que a Europa precisa de mostrar solidariedade para com os refugiados e deve ultrapassar as actuais divergências porque, se não o conseguir, será um falhanço.
O “Diário Económico” diz que o Parlamento Europeu aprovou um reforço de 401 milhões de euros para a crise migratória.
A Comissão Europeia determinou voos de recolocação dos primeiros 100 refugiados, mas ainda não sabe quantos terão como destino Portugal, Passos Coelho pediu ontem apoio aos parceiros sociais.
Outro tema da Cimeira de Outono é o referendo no Reino Unido esta quinta-feira, o presidente da Comissão almoça com o Primeiro-ministro britânico. O “Telegraph” tem um artigo sobre a estratégia de Jean Claude Juncker e diz que o presidente da Comissão está a minimizar os riscos para o Reino Unido de uma saída da União Europeia e atacou a estratégia de negociação de Londres dizendo que há poucos progressos desde Julho e garantiu que é 150% a favor da Grã-Bretanha na União Europeia.
O novo jornal online “El Español”, mostra os protagonistas do referendo britânico. As campanhas a favor e contra o “Brexit” (a designação para a saída do Reino Unido da União Europeia) começaram esta semana e a Imprensa britânica fala da possibilidade do referendo realizar-se já no próximo ano.
O “The Guardian” conta que não houve nenhum avanço desde Julho, a data em que começaram as reuniões técnicas entre Londres e Bruxelas. A Comissão ainda não recebeu qualquer lista de exigências concretas por parte do Governo de David Cameron para negociar a permanência do Reino Unido na União Europeia.
Nos corredores da Cimeira, a situação política de Portugal vai ser um dos temas de conversa. O jornal “Público” conta que António Costa, o líder do PS, reuniu-se ontem em Lisboa com os embaixadores dos países da zona euro e, esta quinta-feira, está em Bruxelas à procura de apoios.