Veja também:
- Central nuclear de Almaraz. “A única solução é fechar"
- Reportagem multimédia. Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
O PSD vai questionar o Governo sobre o que está a ser feito para garantir a segurança das populações vizinhas da central nuclear espanhola de Almaraz.
O deputado social-democrata Duarte Marques insiste na necessidade de encerrar aquela central nas proximidades da fronteira portuguesa.
“Vou perguntar ao Governo português como estamos e que informações têm mais? O que é que o Governo português fez para garantir a segurança dos portugueses que vivem próximas da central de Almaraz. Este é mais um sinal de preocupação que vem dar razão àqueles que há muitos anos defendem o encerramento da central”, disse.
Duarte Marques diz que Portugal deve, por sua vez, exigir garantias ao Governo espanhol.
“O Governo português tem de exigir ao Governo espanhol que tome as medidas necessárias para evitar um problema”, acrescenta.
Esta sexta-feira foi divulgado um relatório do Conselho de Segurança Nuclear de Espanha. No documento é referido que a central nuclear usa peças produzidas com irregularidades no controlo de qualidade. Irregularidades detectadas em Abril, que aquele organismo diz não justificarem a retirada de funcionamento daquelas peças.