“Não há portugueses afetados” pelos incêndios em Tenerife, garante cônsul
18-08-2023 - 14:58
 • Tomás Anjinho Chagas

Representante da embaixada portuguesa em Espanha revela que não tem havido portugueses a abandonar a ilha e incentiva turistas a manter viagens.

O cônsul honorário de Portugal em Tenerife, Vicente Álvarez Gil, assegura que “não há portugueses afetados” pelo incêndio nesta ilha do arquipélago das Canárias.

Em declarações à Renascença, este representante da embaixada portuguesa em Espanha adianta também que não tem havido uma fuga de portugueses da ilha de Tenerife e considera que esta sexta-feira o vento está a dar tréguas, o que pode ajudar ao combate ao fogo.

Vicente Álvarez Gil acredita que “o fogo está localizado” na zona montanhosa da ilha, pelo que incentiva os turistas a manter as viagens que tinham marcadas para Tenerife. “Tenho dito às pessoas que podem vir”, explica.

Maior incêndio dos últimos 40 anos

O cenário está a melhorar, mas esta quinta-feira o presidente das Canárias classificou este incêndio como o maior dos últimos 40 anos.

Até ao momento já foram retiradas ou confinadas mais de 7.600 pessoas por causa da proximidade das chamas com a população. O incêndio já consumiu mais de três mil hectares de floresta.