O primeiro-ministro demissionário, António Costa, vai assumir a pasta das Infraestruturas, depois da demissão de João Galamba.
A informação surge através do site oficial da Presidência da República que dá também conta de que João Galamba não será substituído. A solução terá sido acordada, esta terça-feira, entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.
“Nos termos do número 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 32/2022, de 9 de maio, com a exoneração do Ministro das Infraestruturas as suas funções foram assumidas pelo Primeiro-Ministro”, lê-se na nota publicada no site da Presidência.
A mesma nota refere que “o Presidente da República aceitou a proposta de recondução de Frederico André Branco dos Reis Francisco, anterior Secretário de Estado das Infraestruturas, como novo Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, na dependência do Primeiro-Ministro”.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, apresentou esta segunda-feira a demissão do Governo.
Em comunicado, o ministro das Infraestruturas admitiu que apresentou o pedido de demissão ao primeiro-ministro "após profunda reflexão pessoal e familiar", e por "considerar que, na qualidade de pai e de marido, esta decisão é a única possível" para assegurar à família "a tranquilidade e discrição a que, inequivocamente, têm direito".
Apesar do pedido de demissão, João Galamba defendeu que "não estavam esgotadas as condições políticas de que dispunha" para o exercício das funções.