O planeta Terra atingiu na segunda-feira, 3 de julho, o dia mais quente desde que há registos.
A temperatura média mundial atingiu, pela primeira vez, os 17,01 graus, indica a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos EUA (NOAA).
O máximo anterior era de 16,92 graus, registado em agosto de 2016, de acordo com os dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental da NOAA, que começaram a ser recolhidos em 1979.
O novo recorde foi o mais alto em qualquer registo instrumental datado do final do século XIX, de acordo com os meteorologistas norte-americanos.
Esta semana, a China está a atravessar uma onda de calor, com temperaturas acima dos 35 graus. Nos Estados Unidos os termómetros também estão em alta.
Os cientistas acreditam que o aumento da temperatura está relacionado com o regresso do fenómeno El Niño e com as emissões de dióxido de carbono.
O mês passado já tinha sido considerado o Junho mais quente de sempre.
Portugal atravessou uma onda de calor no mês passado e a Madeira registou um recorde de temperatura máxima: 39.1ᵒ Celsius a 27 de junho.
Recordes de temperatura pelo mundo
Atualmente, a temperatura mais alta oficialmente registada é de 56,7°C, no Vale da Morte, na Califórnia em 1913.
Em Portugal, o dia mais quente desde que há dados é 1 de Agosto de 2003, quando os termómetros chegaram aos 47,3 graus Celsius na freguesia de Amareleja, no município alentejano de Moura.
A 14 de julho do ano passado, a temperatura máxima atingiu um novo extremo para aquele mês em Portugal Continental, com a estação meteorológica do Pinhão a registar 47°C, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O ano de 2022 foi o mais quente em Portugal Continental desde 1931, tendo sido registadas seis ondas de calor, indica o boletim anual do IPMA.
A temperatura mais alta conhecida na África é de 55°C, em Kebili, Tunísia, em 1931. O recorde de calor na Ásia é detido pelo Irão, com 54 graus, em 2017.
A temperatura mais alta já registada na Europa foi de 48,8 graus, na ilha italiana da Sicília, em 11 de agosto de 2021.
Em 19 de julho de 2022, o Reino Unido atingiu a sua temperatura mais alta de sempre: 40,2 graus.
Em 2020, a Ilha Seymour, na Antártica, registou uma temperatura máxima de 20,7C.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas, as temperaturas na Península Antártica aumentaram quase 3°C nos últimos 50 anos.
[notícia atualizada]