5 de outubro de 1988: a última vez que o Sporting jogou em Amsterdão e com uma vitória, por 1-2, diante do Ajax. Jogava-se a primeira eliminatória da Taça UEFA e o conjunto português afastou a formação holandesa com um resultado agregado de 6-3.
Era o Sporting de Vítor Damas, Venâncio, Morato, Fernando Mendes, Silas, Douglas e Rui Maside, antigo avançado que marcou o segundo golo dos leões em Amsterdão. Uma vitória que pode servir de mote para o confronto desta terça-feira, na sexta e última jornada do grupo C da Liga dos Campeões, aponta o próprio, em entrevista a Bola Branca.
"Recordo uma enorme felicidade por marcar o segundo golo da equipa e contribuir, juntamente com os meus companheiros, para uma vitória histórica do Sporting em Amsterdão. O Ajax tinha uma super equipa e nós também tínhamos um plantel muito bom. Vencemos os dois jogos com o Ajax e seguimos em frente na Taça UEFA. Essa vitória em Amsterdão pode dar o mote para o jogo de hoje [esta terça-feira]. O Sporting está muito forte e, mesmo não precisando de ganhar, vai voltar a mostrar todo o seu valor", afiança Rui Maside.
Ganhar o presente olhando o futuro
Sem Coates, Feddal, Jovane Cabral, João Palhinha e Rúben Vinagre, e com o apuramento para os oitavos de final garantido, Rúben Amorim prepara-se para lançar no jogo alguns atletas menos utilizados, como João Virgínia, Gonçalo Esteves, Daniel Bragança e Tiago Tomás.
Uma aposta correta do treinador, considera Rui Maside.
"Compreendo e concordo com essa opção do Rúben, porque há que preparar esse jogadores para o futuro, jogando em grandes palcos e em partidas internacionais de alto grau de exigência. Todos os elementos do plantel do Sporting têm muita qualidade e estão preparados para jogar seja onde for", sublinha o antigo avançado dos leões.
O Ajax-Sporting joga-se a partir das 20h00, na Amsterdam ArenA. Relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
No 1.º de Dezembro a pensar em "outros voos"
Rui Maside, atualmente com 58 anos, treina a equipa do 1.º de Dezembro, que disputa os distritais de Lisboa.
O treinador chegou recentemente ao clube de Sintra, mas entrou com o pé direito, com três vitórias e um empate em quatro partidas realizadas.
"As coisas estão a correr bem, os jogadores estão a assimilar as minhas ideias, tenho um grupo forte. Acredito que vamos fazer um bom campeonato e pensar em outros voos, futuramente", conclui.