Veja também:
- D. Américo Aguiar nomeado cardeal, anuncia Papa
- D. Américo Aguiar nomeado cardeal. "É uma palavra de muita confiança na JMJ de Lisboa"
D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia, foi este domingo nomeado cardeal pelo Papa Francisco. "É uma distinção para Portugal", afirma Aura Miguel, jornalista da Renascença e vaticanista.
"O facto de termos mais um cardeal português entre os 21 novos purpurados, hoje nomeados pelo Papa é, sem dúvida, uma distinção para Portugal", afirma Aura Miguel.
A vaticanista sublinha que D. Américo Aguiar "será dos cardeais mais novos do Colégio Cardinalício" e que "certamente escolhido por Francisco pelo seu protagonismo nas preparações da Jornada Mundial da Juventude".
A partir de agora é Portugal passa a ter quatro cardeais eleitores: D. Américo Aguiar, D. Manuel Clemente, D. António Marto e D. José Tolentino Mendonça. E dois eméritos, que já não têm direito de voto por terem mais de 80 anos: D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro.
Este número de cardeais "leva a considerar que, apesar da nossa pequena dimensão geográfica, Francisco tem uma grande estima pelo nosso país", afirma Aura Miguel.