A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou duas ocorrências no sábado no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), incluindo em Torres Novas, onde a estátua de Santo António foi vandalizada e foram deixados cartazes com as inscrições "Deus está morto" e "seus pedófilos".
Dados divulgados este domingo pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), referentes ao quinta dia da JMJ, indicam que a PSP registou uma ocorrência, na rotunda de Santo António, em Torres Novas, em que a estátua de Santo António foi vandalizada, tendo-lhe sido retirada a cabeça, bem como ao menino Jesus que carrega ao colo.
Segundo a PSP, junto à estátua de Santo António, no chão, foram deixados dois cartazes com as inscrições "Deus está morto" e "seus pedófilos" e os danos foram avaliados em 13.000 euros.
No sábado, a PSP deteve dois homens, na Rua do Diário de Notícias, em Lisboa, por terem praticado vários furtos durante a JMJ, tendo na sua posse um cartão bancário com o nome de uma das vítimas, e um telemóvel, no valor de 500 euros, que pertencia a outra vítima.
A PSP mobilizou, no quinto dia da JMJ, em que as celebrações decorreram no Parque Tejo e contaram com a participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas, 3.011 polícias em cada um dos quatro turnos, incluindo os elementos da Unidade Especial da Polícia.
Segundo a PSP, os 213 elementos do Corpo de Segurança Pessoal realizaram no sábado 55 serviços, 50 dos quais a altas entidades estrangeiras.
A Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco, terminou este domingo.