A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 51 processos-crime por especulação em fiscalizações a 960 operadores e detetou margens de lucro superiores a 50% na cebola.
Estas conclusões fazem parte da última análise desta autoridade à subida dos preços de bens alimentares, que foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, no Ministério da Economia e do Mar, em Lisboa.
"Foram inspecionados 960 operadores económicos [...] e instauramos 51 processos-crime por especulação", avançou o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.
A ASAE moveu ainda 91 processos contraordenacionais, no âmbito destas ações que decorrem desde o segundo semestre de 2022.
O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, admitiu esta quinta-feira a adoção de medidas "mais musculadas" para conter a inflação alimentar.
"Estamos a equacionar todas as opções, inclusive mais musculadas, mas queremos tomar medidas na posse da devida informação", afirmou o ministro, numa conferência de imprensa, dada com o Inspector-Geral da ASAE a seu lado.