Cascais. Americana resgatada do mar por populares na Boca do Inferno
06-09-2024 - 15:00
 • Miguel Marques Ribeiro

A mulher de 26 anos terá caído de uma arriba enquanto fazia uma caminhada e foi resgatada quando estava "inconsciente na água".

Uma americana de 26 anos foi resgatada do mar por populares nesta quinta-feira, na zona da Boca do Inferno, em Cascais.

A mulher terá caído de uma arriba enquanto fazia uma caminhada e foi “retirada da água por populares que se encontravam nas proximidades para uma zona rochosa”, informa um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Ainda no local, a vítima teve que ser reanimada pelo INEM e só posteriormente foi transportada para uma unidade hospitalar, acrescenta ainda o mesmo comunicado.

Um homem que se lançou ao mar também sofreu algumas escoriações e teve que receber tratamento.

Mulher salva antes da chegada do barco de socorro

No Instagram do Mar do Inferno, um restaurante existente nas proximidades, foram publicadas imagens do salvamento, que mobilizou várias pessoas.

É possível ver a mulher a flutuar nas águas enquanto um homem se debate para mantê-la à tona, ainda antes da chegada do barco dos socorros. Outros populares agarram numa corda para ajudar a içar a vítima para um lugar seguro.

Vários meios mobilizados para o local

As autoridades receberam o alerta “pelas 19h20, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para uma pessoa inconsciente na água”, diz a Autoridade Marítima.

No local, estiveram elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais e tripulantes da Estação Salva-vidas de Cascais. Foram ainda ativados elementos dos Bombeiros Voluntários de Cascais e do INEM.

A rápida intervenção dos populares, no entanto, revelou-se determinante. “À chegada ao local, constatou-se que a vítima tinha sido retirada da água por populares que se encontravam nas proximidades para uma zona rochosa, de onde foi resgatada pelos elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais e pelos tripulantes da Estação Salva-vidas, em colaboração com elementos dos bombeiros”, refere o comunicado.