O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quarta-feira que ficou a saber da composição do XXIII Governo pela comunicação social.
Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à SIC Notícias à saída do Palácio de Belém, manifestou o seu descontentamento com a fuga de informação.
"Pelos vistos, fiquei a saber pela comunicação social", lamentou o chefe de Estado.
"Assim, até pode facilitar a minha vida", disse Marcelo Rebelo de Sousa, visivelmente irritado. "Se aquilo que corre [na comunicação social] for confirmado dispensa-se uma audiência" com o primeiro-ministro, agendada para hoje, ao início da noite.
Depois destas declarações, o Presidente da República e o primeiro-ministro trocaram algumas impressões na cerimónia solene de lançamento das comemorações do 25 de Abril.
O primeiro-ministro, António Costa, pode já não ir a Belém para entregar a lista dos nomes do novo Governo, como estava previsto. A possibilidade é avançada à Renascença a Presidência da República.
A SIC Notícias avançou esta quarta-feira à tarde a possível composição do novo Governo de António Costa.
Fernando Medina será o novo ministro das Finanças, num executivo com dez novos ministros.
O futuro Governo terá 17 ministros e 38 secretários de Estado, avança, esta quarta-feira, um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.
No texto é destacado que o novo Executivo, o XXIII Governo, terá "menos 20% de governantes" face ao anterior.
[em atualização]