Cerca de 50 mil alunos regressam à escola, esta quarta-feira, para a realização dos exames nacionais de matemática. É o dia em que mais alunos do ensino secundário testam os seus conhecimentos.
Trata-se de três exames nacionais diferentes, todos marcados para as 9h30 desta quarta-feira: Matemática B e aplicada às ciências sociais para os alunos do 11º ano e Matemática A para os do 12º ano.
Devido à pandemia da Covid-19, foram aplicadas novas regras sanitárias. Para entrarem na escola, os alunos devem usar máscara e desinfetar as mãos. Terá de existir um distanciamento mínimo de metro e meio entre os estudantes, por isso, os exames vão decorrer nas salas mais amplas, ginásios e auditórios.
A prova de Matemática A é a que tem o maior número de inscritos, com cerca de 38 mil alunos.
A época de exames decorre até ao próximo dia 23 de julho e as notas são divulgadas a 3 de agosto. Mais de 151 mil alunos, do 11.º e 12.º anos, estão inscritos para a 1.ª fase.
Os alunos, que estão doentes ou em quarentena e faltarem à primeira fase dos exames, podem ir à segunda fase sem serem penalizados, isto, porque a nota ainda vai contar para a 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
Quanto à 2.ª fase, decorre entre 1 e 7 de setembro e as pautas saem a 16 de setembro.
Ao contrário dos anos anteriores, os exames nacionais não vão ter qualquer peso na nota dada pela escola, ou seja, os alunos não vão ter a sua nota interna alterada. Este até foi um dos fatores que levou ao protesto de muitos alunos, que queriam melhorar a média interna, mas os exames não têm o peso de 30% como acontecia nos anos anteriores.
Os exames só contam como prova de ingresso no ensino superior.