Donald Trump publicou uma montagem no Twitter em que substituiu o rosto do lutador de boxe fictício Rocky Balboa pelo seu. O tweet foi publicado na manhã de quarta-feira sem qualquer legenda ou explicação e as reações não se fizeram esperar.
Tudo o que se sabe é que foi um tweet publicado durante a viagem do Presidente norte-americano até Mar-a-Lago, um dos seus clubes de golfe na Florida, durante o feriado de Ação de Graças (“Thanksgiving”).
Sem explicações do 45.º Presidente dos EUA para a fotografia manipulada, logo sem pistas para desvendar a enigmática imagem, os utilizadores do Twitter acabaram por se aventurar em várias interpretações.
Outros utilizadores aproveitaram para fazer piadas sobre a relação dos Estados Unidos com a Rússia.
Nos filmes de Rocky Balboa, o lutador de boxe tem como arquirrival uma personagem russa vista como demoníaca e impossível de bater em combate. Mas contra todas as expectativas, Balboa, interpretado por Sylvester Stallone, sai vitorioso, com direito uma ovação de pé.
Partindo desta vitória, o comediante Nick Pappas comentou: “Isto está tudo errado. Rocky derrotou a Rússia enquanto Trump continua a entregar-lhes vitórias”, escreveu numa referência velada às suspeitas de conluio entre o Presidente norte-americano e o Governo de Vladimir Putin.
Já o editor da revista britânica "New Statesman", Jeremy Cliffe, compara o estilo de liderança entre a chanceler alemã Angela Merkel e o Presidente norte-americano.
"Merkel e Trump fizeram publicações em redes sociais no mesmo dia. A chanceler escolheu um clip do seu discurso sobre a liberdade de expressão na era digital. O Presidente escolheu uma fotografia alterada em photoshop com o seu rosto no corpo de Rocky Balboa. A liderança assume realmente muitas formas."