José Peseiro será o novo selecionador da Nigéria. O anúncio foi feito esta quarta-feira. Em comunicado, a federação nigeriana explicou que o treinador português irá assumir funções depois da Taça das Nações Africanas, que se realiza em janeiro.
Augustine Eguavoen assume o comando interino da equipa e, depois da competição, voltará a ocupar o cargo de diretor técnico. Peseiro, de 61 anos, vai suceder ao alemão Gernot Rohr, despedido em dezembro, após cinco anos no cargo.
O nome do treinador português foi sugerido por Tiago Calisto. Calisto é consultor do acionista maioritário da SAD do Feirense, o nigeriano Adebayo Tejuoso, e tem uma relação próxima com a federação daquele país.
Peseiro irá assinar contrato e iniciará funções depois da CAN, mas terá uma missão de observação durante a competição, em contacto com o técnico interino Augustine Eguavoen.
Em março, a Nigéria vai disputar o “play-off” de apuramento para o Mundial 2022.
A última missão de Peseiro tinha sido a seleção da Venezuela, mas o técnico luso acabou por abandonar o cargo devido a vários de ordenados em atraso.
[notícia atualizada às 17h23 de 30 de dezembro, com dados apurados pela Renascença sobre o processo que motivou contacto da federação nigeriana com José Peseiro]