Camboja na abertura das Curtas de Vila do Conde
09-07-2016 - 19:31

Retrospectiva dedicada à produtora independente Borderline Films, de Nova Iorque, é outro dos destaques do festival.

A 24.ª edição do Festival de Internacional de Cinema - Curtas de Vila do Conde abre este sábado, com a estreia de "Diamond Island", o filme que marca o regresso do realizador franco-cambojano Davy Chou ao certame.

"Diamond Island", que foi seleccionado para a Semana da Crítica do último Festival de Cannes, é a primeira longa-metragem de ficção de Davy Chou e segue o percurso de Bora, um jovem de 18 anos, que deixa a aldeia natal, para trabalhar nas obras de Diamond Island, projeto de um paraíso ultramoderno para ricos, que se apresenta como símbolo do "Camboja do futuro", segundo a apresentação da obra.

Davy Chou regressa ao Curtas Vila do Conde, depois de ter vencido o Grande Prémio, em 2014, com "Cambodia 2099", filme em que já abordava o quotidiano das gerações mais novas do seu país.

Este sábado abre também o Curtinhas, a secção de filmes para o público mais novo do 'Curtas', com a exibição de "À Procura de Dory", o mais recente filme da Disney/Pixar. Nesta secção, o júri é composto por crianças, e, durante o festival, há 'ateliers' e 'workshops', no Espaço Infantil Brincar ao Cinema.

O festival abre hoje, igualmente, a retrospectiva dedicada à produtora independente Borderline Films, de Nova Iorque, com "James White", de Josh Mond, retrato de um jovem adulto que tenta sobreviver em Nova Iorque. O filme, a primeira longa-metragem do realizador, já foi seleccionado para Sundance, Locarno e Toronto.

A produtora nova-iorquina foi fundada há cerca de 12 anos por Antonio Campos, Sean Durkin e Josh Mond, na altura em que concluíam os estudos de cinema na Tisch Film School. A obra dos cineastas passa agora no festival, que vai contar com a presença de Josh Mond.

O 24.º Curtas Vila do Conde termina a 17 de Julho, e conta com um total de 241 filmes - 235 curtas-metragens e seis longas-metragens - de 46 países. Há 65 filmes de produção portuguesa e serão realizadas 81 sessões no Teatro Municipal.

Em competição estão 16 filmes de produção nacional, de realizadores como João Canijo, Leonor Noivo, Gabriel Abrantes, André Santos e Marco Leão, mais 38 filmes de produção internacional, 20, na secção experimental, além dos candidatos do Curtinhas e dos vídeos musicais para bandas portuguesas.

O cartaz contempla ainda filmes-concerto que vão mobilizar músicos como Tindersticks, Jay-Jay Johanson e The Legendary Tigerman.

A edição do ano passado do 'Curtas' de Vila do Conde mobilizou mais de 20 mil pessoas. O festival conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema e Audiovisual, entre outros parceiros.