Veja também:
A comissão parlamentar de inquérito ao Banif convocou, ou não, Vítor Constâncio para prestar declarações?
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) diz que não e aproveita, ao mesmo tempo, para deixar claro que não vai responder a qualquer pedido.
Em conferência de imprensa em Amesterdão, Constâncio frisou que o BCE só responde perante o Parlamento Europeu e não presta contas a parlamentos nacionais.
Contactado pela Renascença, o presidente da comissão de inquérito ao Banif, António Filipe, nunca atendeu para poder dar a resposta.
Fontes da comissão adiantam, entretanto, que ficou decidido entre os deputados a necessidade de inquirir Vitor Constâncio, que essa notificação ficou nas mãos do deputado Antonio Filipe, que ainda há bem pouco tempo numa reunião da mesa de coordenadores da comissão dizia que o assunto estava encaminhado. Consideram, de resto, estranho que Constâncio já tenha prestado declarações nas comissões de inquérito do BPN e BES e que agora se recuse.
Os deputados querem que Constâncio esclareça se é verdade que na véspera do anúncio da resolução do Banif fez uma chamada para o Conselho de Supervisão do BCE a pedir para este desbloquear a oferta do Santander junto da Comissão Europeia.