Pepa não lamenta as ausências no meio-campo do Vitória de Guimarães e crê que Sérgio Conceição também não tem razões para o fazer a propósito da ausência de Uribe. O colombiano lesionou-se, não joga com o Vitória, no domingo, mas a equipa minhota não conta com Alfa Semedo e Tiago Silva, castigados, e com Handel, lesionado. André Almeida está em dúvida.
"Gostava que estivessem todos, mas nunca me lamentei pelas ausências. O Porto não tem Uribe, nós não temos muitos. São oportunidades para outros", responde Pepa, que admite apresentar novidades no meio-campo. Ibrahima Bamba, médio da equipa B, poderá ter a primeira oportunidade a titular na equipa principal, depois de já ter sido lançado em três partidas. Nicolas Janvier é o único que tem lugar garantido no setor intermédio.
Pepa aproveitou o momento para reforçar que mais importante do que ausências pontuais é o coletivo. O treinador recorreu às movimentações de mercado em janeiro para recordar que o Vitória perdeu "alguns jogadores que ajudavam muito, nomeadamente, o Sacko, o André [André] e o Marcus [Edwards]". "Mas o nosso foco é no coletivo, independentemente das ausências", decalca.
O último a vencer Sérgio Conceição é quem pode impedir recorde
O FC Porto chega a Guimarães, no domingo, com a possibilidade de bater o recorde invencibilidade na Liga. Os dragões não perdem há 56 jogos, igualaram o recorde do Benfica de John Mortimore, nos anos 70, e se não perderem com o Vitória estabelecem um novo máximo.
Curiosamente, a última derrota do FC Porto no campeonato foi frente ao Paços de Ferreira em 2020/21, então treinado por Pepa. O último treinador a vencer o Porto é aquele que pode impedir Sérgio Conceição de alcançar mais um recorde.
"Está às portas de bater um recorde, mas isso não nos diz nada. O Pepa não joga, isto não é um mano a mano com o Sérgio. O contexto era completamente diferente. Isso não vai mexer em nada com o jogo de domingo. Esse é um número fantástico, mas a nós não nos diz nada. O nosso foco é fazermos um bom jogo e termos o apoio dos nossos adeptos", diz.
Com a firme crença de que "vai ser um bom espetáculo de futebol", Pepa, sem quer "dar música" a Sérgio Conceição, repete a ideia já manifestada antes do jogo da primeira volta, de que o este é o Porto "mais competente" dos últimos anos.
"Vamos encontrar um Porto fortíssimo. Isto não é música para o Sérgio. Para mim este é o Porto mais competente dos últimos anos", conclui.
O Vitória de Guimarães, 6.º classificado da I Liga, recebe o FC Porto, líder do campeonato, no domingo, às 18h00. O jogo tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.