A Câmara Municipal de Lisboa emitiu esta terça-feira recomendações para a vaga de frio no país, numa altura em que 17 dos 18 distritos estão sob aviso amarelo até às 10h de quinta-feira.
Em comunicado a autarquia anunciou que solicitou a parceiros do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lisboa a antecipação da abertura de centros de alojamento temporário, reclamando que, se for possível, estes deverão ficar abertos durante 24 horas.
A Câmara de Lisboa quer ainda o reforço da distribuição de alimentos e bebidas quentes, e de roupa e agasalhos e o aumento da vigilância, por parte de equipas técnicas de rua, para a identificação das necessidades de pessoas em situação de sem abrigo “ao nível da alimentação, agasalhos e cuidados básicos de saúde”.
Além das medidas, as estações de metro do Rossio, Santa Apolónia e Oriente irão estar abertas desde esta terça-feira até sexta, das 23h00 às 06h30.
Ainda assim, a autarquia não irá ativar o plano de contingência, dado que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera não emitiu aviso laranja.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.