“Caros irmãos e irmãs, no próximo sábado celebraremos a Memória de Nossa Senhora de Fátima. Acolhamos o seu convite e rezemos, neste mês, o terço pela paz no mundo”, disse esta manhã o Papa nas saudações aos peregrinos na Praça de São Pedro.
Numa audiência geral inédita, o Papa esteve sempre acompanhado pelo Papa Tawadros II, líder máximo da Igreja copta-ortodoxa de Alexandria. Em vez da habitual catequese, desta vez, Tawadros II e Francisco, sentados lado a lado, fizerem breves discursos a manifestar o seu desejo de reforçar o caminho ecuménico com vista à unidade.
“Sua Santidade Tawadros II aceitou o meu convite para vir a Roma celebrar comigo o cinquentenário do memorável encontro entre o Papa São Paulo VI e o Papa Shenouda III, em 1973”, explicou o Papa Francisco. “Foi o primeiro Encontro entre um Bispo de Roma e um Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa, que culminou na assinatura duma Declaração Conjunta, exatamente no dia 10 de maio”.
O Papa agradeceu a Tawadros II o empenho na amizade entre a Igreja Copta Ortodoxa e a Igreja Católica e pediu a intercessão dos santos da Igreja copta, sobretudo dos mártires que morreram nas praias da Líbia, “para que nos ajudem a crescer na comunhão, numa única e santa ligação de fé, de esperança e de amor cristão”.
No final, Francisco pediu também orações “pela devastada Ucrânia” e agradeceu a um grupo de médicos voluntários que ajudam mulheres e crianças vítimas pela guerra.
A bênção final desta inédita audiência geral foi dada por ambos, um de cada vez, nas respetivas línguas.