Veja também:
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
O Governo admite que daqui a duas semanas os restaurantes, cafés e esplanadas possam estar a funcionar sem restrições da capacidade de lotação de cada estabelecimento de ensino.
A hipótese foi admitida pelo primeiro-ministro na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros que definiu as regras da segunda fase de desconfinamento do país.
"Compreendo que seja fortemente restritiva da actividade de restauração e da sua actividade. Queremos que se criem as condições para que a partir de Junho se possa dar um passo em frente e tirar esta limitação de lotação, mantendo um distanciamento e protecção amigável", afirma.
Os restaurantes e cafés retomam a atividade a partir de 18 de maio e, de acordo com o Plano de Desconfinamento, o limite da lotação dos restaurantes é de 50%, com “funcionamento até às 23h00”.
Os estabelecimentos podem pedir a partir desta sexta-feira o selo 'Clean & Safe' - gratuito e de adesão voluntária e emitido de forma automática, na hora, o selo regista visualmente o compromisso dos operadores para com as orientações da Direção-Geral da Saúde.