Depois de um interregno de dois anos, devido à pandemia, a Festa de Outono está de regresso a Serralves. É um dos eventos mobilizadores de público que aquela instituição do Porto realiza. Na última edição em 2019 juntou 80 mil pessoas.
Sábado e domingo, os portões da Fundação abrem às 10h. Até às 19h o público pode usufruir de múltiplas atividades, a grande maioria ao ar livre. A Festa de Outono é pensada para toda a família e conta com entrada gratuita.
Ao Ensaio Geral da Renascença, o programador responsável pela iniciativa explica que “o programa é diversificado e multidisciplinar”. Rui Costa lembra que essa é também uma “marca da programação de Serralves e da Festa de Outono”
Além de oficias “com um pendor mais ambiental”, indica o programador, haverá também iniciativas ligadas às “artes e ofícios”. No Parque de Serralves o público poderá também fazer “saídas de campo” e participar em eventos ligados à preservação da natureza, nomeadamente das raças autóctones presentes na Quinta de Serralves, como o Burro de Miranda.
O público de Serralves vai ainda poder ouvir vários concertos ou ver uma exposição dedicada à arte dos cogumelos. Rui Costa explica que é uma mostra que “desperta para a crescente relevância dos fungos”.
Para as crianças há também cinema. A iniciativa “cine-mini” prevê vários filmes para “a primeira infância”, diz Rui Costa, ou seja, para crianças dos “três aos seis anos”. São filmes que vão ser exibidos na Casa do Cinema Manoel de Oliveira.
Neste regresso da Festa, a equipa de Serralves apostou também numa programação artística para todos os gostos e idades. Durante o fim-de-semana “há um conjunto diversificado de espetáculos, seja no âmbito do teatro Dom Roberto e de marionetas, com vários espetáculos desta natureza. Há outro espetáculo que também se interliga que é uma performance deambulatória”, explica Rui Costa que lembra que a atriz e encenadora Catarina Requeijo também regressa a Serralves com a peça de teatro “Não há duas sem Três”, que encerra uma trilogia de espetáculos.
O público poderá também assistir a circo contemporâneo, nomeadamente com “o espetáculo ‘Rasto’ da Companhia Erva Daninha”, diz o programador desta Festa de Outono que espera o regresso do público às enchentes em Serralves.