Foi o grande acontecimento do fim-de-semana. O Papa viajou até Lesbos, na Grécia. Acompanhado do Patriarca ortodoxo de Constantinopla, e do Arcebispo ortodoxo de Atenas, Francisco esteve com os refugiados no campo de Mória, e homenageou os que já morreram no mar ao tentar chegar à Europa. Num gesto final, sem aviso prévio, regressou ao Vaticano com 3 famílias sírias. Com a ajuda da enviada da Renascença a Lesbos fizemos o resumo desta visita e de algumas reacções.
Neste Dia Mundial de Oração pelas vocações ouvimos o testemunho de Tiago Silva, de 28 anos, que este Domingo foi ordenado sacerdote na diocese de Leiria. Conversámos também com o responsável pelo Departamento das Vocações na arquidiocese de Évora, e vice-reitor do seminário de Vila Viçosa. Para o padre Ricardo Cardoso a actual crise de vocações deve levar a Igreja a renovar a sua pastoral vocacional, repensando a forma como fala de Deus aos mais jovens.
Em destaque no programa estiveram, ainda, dois novos projectos inaugurados na última semana em Lisboa: a “República de Arroios”, que é uma residência para sem-abrigo, e mercearia social, onde as compras não são feitas com dinheiro a sério, mas com créditos, que a Junta atribui a quem precisa. O projecto vai ajudar 360 famílias carenciadas da freguesia de Santo António, num total de mais de mil pessoas.
A nossa reportagem passou ainda por Vila Real, onde decorreu o Conselho Geral da Cáritas, e onde na próxima semana vai ser inaugurado o novo órgão de tubos da Sé. Gianpaolo Di Rosa, o organista titular da Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, vai ser o responsável artístico e cultural.
A crónica foi esta semana do jornalista Joaquim Franco.