O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, apelou "à participação de todos" para fazer chegar a Internet de alta velocidade a todo o país.
Em causa está a actualização das infraestruturas, que garanta a transformação digital e melhores comunicações.
Segundo o governante, até ao final do ano será lançado o concurso público para
completar o que os privados não fizeram.
"Passados 15 anos após o início do investimento, o país ainda não está totalmente coberto. Estas redes de capacidade muito elevada que já são uma realidade nas áreas urbanas, também têm de chegar aos territórios do interior e de baixa densidade, por respeito às suas populações e valorização das suas empresas", defende.
Pedro Nuno Santos admite que este objetivo "exigirá um esforço por parte do Estado", mas o Governo conta também com a participação dos "reguladores, operadores e autarquias".
O ministro das Infraestruturas, falava no congresso da APDC, a Associação para o Desenvolvimento das Comunicações, onde destacou ainda o papel dos cabos submarinos.
Apesar de periférico, Portugal tem uma localização estratégica e Pedro Nuno Santos garante que em breve chegará ao país mais investimento estrangeiro nesta área, à semelhança do que já está a acontecer.
"A nossa costa tem excelentes condições. O eixo Seixal-Sezimbra-Sines tem ganho centralidade crescente a nível internacional", indica.