O Governo do Reino Unido rejeitou a decisão do Parlamento escocês no sentido de se realizar um novo referendo sobre a independência daquela região.
O Parlamento escocês aprovou esta terça-feira a decisão de se fazer um segundo referendo.
Um referendo realizado em 2014 viu a possibilidade de se declarar independência do Reino Unido chumbada, com 55% a votar contra. Mas entretanto houve a decisão de o Reino Unido abandonar a União Europeia, o que levou os escoceses a reivindicar o direito de votar outra vez, tendo em conta que no referendo do Brexit o “não” à saída ganhou por esmagadora maioria na Escócia.
Mas é precisamente por o Reino Unido estar a começar o processo de negociações para sair da União Europeia que Londres diz rejeitar a proposta escocesa. Segundo o Governo, “não seria justo para as pessoas da Escócia estar a pedir-lhes para tomar uma decisão tão importante sem a informação necessária sobre a nossa futura relação com a Europa, ou como seria uma Escócia independente”, diz o Governo.
Londres vai accionar já esta quarta-feira, dia 29 de Março, o “Artigo 50”, começando assim o processo de saída da União Europeia.