Incêndios. Fogo em Carrazeda de Ansiães leva a retirada de várias pessoas de habitações em perigo
14-08-2023 - 18:33
 • Diogo Camilo , Filipa Ribeiro

Incêndio está a ser combatido por 127 operacionais e três meios aéreos e obrigou à retirada de várias pessoas da aldeia de Felgueira. Em Ponte da Barca, fogo está a começar a ceder aos meios no local.

Seis pessoas foram obrigadas a abandonar as casas em que vivem e um alojamento local por se encontrarem em risco, em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança. Mais de uma centena de operacionais estão a combater o fogo que deflagrou esta segunda-feira.

O alerta foi dado às 16h03 e no local estavam, pelas 18h30, 127 operacionais, apoiados por 36 meios terrestres e três meios aéreos. Entretanto, o incêndio está praticamente controlado.

O fogo obrigou à retirada, por precaução, de um casal de idosos e várias pessoas que se encontravam no alojamento local na aldeia de Felgueira, na freguesia de Pinhal do Norte, indicou à Renascença o autarca de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves.

Entretanto, as chamas estão "a ceder em todo o perímetro aos meios", disse ao início desta noite fonte do comando de operações.
O fogo, que está a consumir mato, está "90% dominado e os restantes 10% estão a arder com pouca intensidade e de forma descontinuada", adiantou a mesma fonte.
Entre os desalojados, está um casal com cerca de 50 anos que irá passar a noite em casa de familiares na aldeia de Areias, no mesmo concelho. As restantes quatro pessoas que foram retiradas de casa também não necessitaram de ajuda da autarquia e encontraram outras formas de conseguir alojamento.
De acordo ainda com a mesma fonte do comando de operações, neste momento não existem situações de perigo.

Em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, cerca de 50 bombeiros, 14 meios terrestres e um meio aéreo combatem um fogo que deflagrou esta tarde na freguesia de Lavradas, numa zona de mato.

[notícia atualizada às 22h30]