Portugal pede extradição do "hacker" em risco de passar 57 anos na prisão
13-02-2024 - 16:14
 • Renascença

Diogo Santos Coelho está em prisão domiciliária no Reino Unido desde janeiro de 2022.

Portugal vai pedir a extradição do alegado hacker português que está em risco de ficar preso 57 anos nos Estados Unidos, avança, esta terça-feira, a CNN Portugal.

Diogo Santos Coelho está em prisão domiciliária no Reino Unido desde janeiro de 2022. O alegado "hacker" foi detido no Reino Unido no âmbito da operação "Torniquet", uma colaboração das autoridades norte-americanas com a Europol, em que participou a Polícia Judiciária.

O Ministério Público português aceitou o pedido da defesa do hacker e "ordenou a emissão do mandado de detenção para efeitos de extradição do Diogo para Portugal", adiantaram à CNN Portugal os advogados do jovem hacker.

A decisão passa agora para as mãos da justiça britânica, que terá de escolher entre o pedido de extradição português e norte-americano.

Em resposta a um pedido de esclarecimentos da Renascença, o Ministério da Justiça referiu que a emissão do mandado de detenção europeu compete "à autoridade judiciária", assim como "ordenar a detenção ou a prisão da pessoa procurada".

"Depois de emitida esta decisão judiciária, a execução do respetivo mandado é da competência do Estado membro onde se encontra a pessoa procurada, neste caso, das autoridades do Reino Unido", acrescentou fonte do Ministério.

[notícia atualizada às 20h]