A IBM Portugal vai abrir mais um centro tecnológico no país em 2023. Será o sexto que a empresa abre em Portugal, depois da abertura do último, em Vila Real.
O Jornal de Negócios escreve esta quarta-feira que o novo centro deverá criar entre 150 e 200 postos de trabalho, não adiantando a localização exata do investimento.
Segundo Ricardo Martinho, presidente da filial norte-americana em Portugal, citado pelo jornal, a escolha de localização parte sempre de uma relação forte entre município e instituição académica, só fazendo sentido se houver interesse de todas as partes.
O líder da empresa destaca que a aposta num novo centro visa dar continuidade à descentralização, assim como captar talento em Portugal, um dos maiores desafios do setor.
O novo centro vai juntar-se aos restantes cinco da IBM Portugal, que são geridos pela Softinsa, subsidiária do grupo.
O primeiro centro tecnológico da empresa em Portugal surgiu há quase uma década, em 2013, tendo o último, em Vila Real, arrancado em junho deste ano, com 50 colaboradores.
A IBM Portugal está no país há 84 anos, empregando no total cerca de mil pessoas. Destes, 700 trabalham nos centros tecnológicos da subsidiária da norte-americana.