As judocas Catarina Costa e Telma Monteiro foram esta sexta-feira as melhores representantes de Portugal no Masters da Hungria, ao terminarem no sétimo lugar nas categorias de -48 kg e de -57 kg, respetivamente.
Catarina Costa perdeu no combate de repescagem para a medalha de bronze com a italiana Assunta Scutto, por “waza-ari”, depois de ter vencido a sul-coreana Hyekyeong Lee, pelo mesmo método, e de ter perdido, por “ippon”, com a japonesa Wakana Koga, que vai discutir a medalha de ouro com a norte-americana Maria Celia Laborde.
Telma Monteiro, bronze no Rio 2016, teve um percurso semelhante, cedendo na mesma fase frente à francesa Priscila Gneto, por “ippon”, apesar de ter disputado mais um combate do que Catarina Costa, que ficou isenta da primeira eliminatória.
A judoca portuguesa mais medalhada impôs-se na estreia à brasileira Jessica Lima, por “waza-ari”, e à canadiana Christa Deguchi, por “ippon”, antes de perder com a alemã Pauline Starke, também por “waza-ari”.
Na categoria de -52 kg, Maria Siderot e Joana Diogo não passaram da ronda inicial, caindo perante a belga Amber Ryheul e a norte-americana Angélica Delgado, respetivamente, em ambos os casos por “ippon”.
O único atleta português no setor masculino que entrou em ação foi Rodrigo Lopes, na categoria de -60 kg, e também não conseguiu passar do combate inaugural, frente ao uzbeque Dilshodbek Baratov, que ganhou por “ippon”.