O luso-cubano Pedro Pablo Pichardo é o novo campeão da Europa de triplo salto nos campeonatos da Europa de pista coberta de atletismo, em Torun.
Com 17.30 metros chegou a medalha de ouro logo ao primeiro salto. Foi este o percurso do atleta português: 17,30 metros, 17,09, Nulo, 17,06, Não saltou e 17,12.
O resultado fica a 10 centímetros do recorde nacional de Nelson Évora e ainda mais longe do seu recorde pessoal. Curiosamente faz hoje seis anos que Évora conquistou o mesmo feito de campeão da Europa de pista coberta, dessa vez com 17.21.
A prata foi para Alexis Copello e o bronze para Max Heb.
É a segunda medalha de Portugal depois do ouro de Auriol Dongmo.
Ainda este domingo, Patrícia Mamona vai estar na final do triplo salto feminino e é candidata a medalha.
O primeiro-ministro, António Costa, felicitou o atleta Pedro Pichardo pela conquista da medalha de ouro do triplo salto dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, em Torun, Polónia.
“Mais uma grande conquista nos Europeus de atletismo em pista coberta. As minhas felicitações a Pedro Pablo Pichardo que acaba de ganhar o ouro no triplo salto!”, referiu António Costa, numa mensagem na rede social Twitter.
Também o presidente do PSD, Rui Rio, enalteceu o feito do atleta na mesma rede social.
“Bravo! Os meus parabéns”, referiu Rui Rio, numa mensagem com uma foto do atleta em ação.
O Benfica, clube de Pedro Pablo Pichardo, deu os parabéns ao saltador pela medalha de ouro nos Europeus de pista coberta.
A Federação Portuguesa de Atletismo também agradeceu a prestação de Pichardo, que chegou ao lugar mais alto do pódio e fez soar o hino nacional na Polónia.