O Conselho de Estado reúne-se na quinta-feira pela terceira vez desde que Marcelo Rebelo de Sousa é Presidente, há perto de sete meses, para analisar um tema genérico: a situação internacional e as suas consequências em Portugal.
"Situação política, económica e financeira internacional e seus reflexos em Portugal num quadro de curto, médio e longo prazo", foi o tema que seguiu na convocatória enviada aos conselheiros de Estado, a meio deste mês.
Marcelo Rebelo de Sousa, que assumiu o cargo de Presidente da República a 9 de Março, imprimiu ritmo trimestral às reuniões do seu órgão político de consulta.
Esta terceira reunião acontece a cerca de duas semanas da apresentação do Orçamento do Estado para 2017 pelo Governo do PS chefiado por António Costa.
A anterior reunião do Conselho de Estado aconteceu a 11 de Julho, também tendo como tema a situação política internacional e as suas incidências em Portugal.
Na altura, estava-se no rescaldo do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia e das eleições legislativas em Espanha.
A primeira reunião do Conselho de Estado realizou-se a 7 de Abril, com o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, como convidado, para falar da situação financeira e económica europeia.