O Rio de Janeiro bateu este sábado um novo recorde de maior sensação térmica, com mais de 60º C registados na estação de Guaratiba, na zona oeste da cidade brasileira.
O registo foi feito às 10h25 locais (13h25 em Lisboa) e ultrapassou o recorde de novembro de 2023, quando a cidade carioca bateu os 59,7 graus Celsius, segundo o Alerta Rio, que começou a monitorizar a meteorologia em 2014.
Segundo o Centro de Operações Rio, os 60,1º C são a maior sensação térmica e, assim, os cinco maiores valores de sensação térmica na história do Rio Janeiro foram todos registados nos últimos três meses, desde 14 de novembro de 2023.
A onda de calor no Rio de Janeiro levou o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil a publicar um aviso que termina ao final da tarde deste domingo, com três dias de temperaturas cinco graus acima da média.
Segundo o Alerta Rio, este sábado, todas as estações meteorológicas detectaram máximos de sensação térmica acima dos 45ºC. Para este domingo, é previsto que a temperatura máxima atinja os 41ºC, um valor superior ao registado no sábado (40,3ºC).