O Ministério da Educação e Ciência (MEC) autorizou um reforço de verbas para a Escola de Música do Conservatório Nacional, após um parecer positivo a um pedido da escola, apresentado a 20 de Outubro.
A tutela adianta, em comunicado, conhecer as “necessidades de reabilitação do edifício em que funciona o Conservatório de Música, estando a Parque Escolar EPE a acompanhar este processo”.
"O Ministério tem também estado atento às necessidades manifestadas pela escola, tendo por isso mesmo autorizado, em situações anteriores, reforços de verbas. Relativamente ao pedido de reforço mais recente, recebido em 29 de Outubro, este foi, na sequência do parecer positivo proferido ontem [segunda-feira], já autorizado", refere o MEC.
A decisão já foi comunicada à escola, sublinha o Ministério da Educação e Ciência.
A Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) revelou na segunda-feira que está sem dinheiro, devido ao corte de 70 mil euros no orçamento, e, "em desespero absoluto", a direcção está a pedir donativos aos amigos e pais dos alunos.
"Os pais não têm qualquer obrigação de contribuir, mas se cada um der um euro, já serão 900 euros e, neste momento, qualquer ajuda é bem-vinda. Este pedido de donativo é o desespero absoluto, porque o dinheiro acabou", revelou à Lusa Ana Mafalda Pernão, directora da escola situada no Bairro Alto, em Lisboa.
A directora explicou que, "nos últimos 12 anos, os orçamentos rondavam os 180 mil euros". "No ano passado desceu para 162 mil. Mas, este ano, a verba atribuída foi de 90 mil, menos 43% em relação ao orçamento do ano anterior, ou seja, menos 70 mil euros".
A direcção escolar foi informada do orçamento em maio e, desde então, pediu ao Ministério da Educação e Ciência (MEC), por várias vezes, mas sempre sem sucesso, que revisse a verba.