A terceira dose da vacina contra a Covid-19, desde que tomada há 14 dias, já consta do certificado digital de vacinação, pois a falha foi resolvida nas últimas horas.
A partir desta segunda-feira, a dose de reforço para quem levou vacina da Janssen ou esteve infetado é suficiente para aceder aos vários locais onde o teste é exigido. Por exemplo, visitas a lares de idosos, a hospitais e a espetáculos com lugar marcado.
O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para maiores de 45 anos vai iniciar-se na próxima semana, anunciou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, este domingo.
A Covid-19 provocou 5.478.486 mortes em todo o mundo desde o início
da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.113 pessoas e foram contabilizados 1.639.846 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.