Veja também:
- Os últimos números da pandemia em Portugal e no mundo
- Todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19
- Guias e explicadores: as suas dúvidas esclarecidas
- Boletins Covid-19: gráficos, balanços e outros números
Aumenta de 40 para 70 o número de trabalhadores da Sonae MC, da Azambuja, infetados com a Covid-19, avança a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Os trabalhadores da Sonae MC com o novo coronavírus estão todos "clinicamente bem", adiantou Graça Freitas na conferência diária de balanço da doença em Portugal.
Tratam-se de funcionários jovens, "pessoas deslocadas", que "vivem em alojamentos em conjunto", refere a diretora-geral da Saúde.
Nos dois setores da Sonae MC em que foram registados casos de Covid-19 foram realizados, até agora, 339 testes. Naquela empresa da Azambuja trabalham cerca de 800 pessoas.
"Tem havido ótima colaboração entre autoridades de Saúde e as empresas da região, não só a Sonae. A situação está a ser acompanhada de perto para se isolarem contactos e serem tomadas todas medidas", afirma Graça Freitas.
A Sonae também tomou a decisão de "disponibilizar mais meios de transportes de forma a separar os funcionários nos transportes para o local de emprego".
"A empresa está dividida por blocos, o foco deu-se só na parte do frio. A empresa está a fazer testes a todos os trabalhadores para ver se o foco ficou por ali ou houve propagação", disse na quarta-feira à Renascença o presidente da Câmara da Azambuja, Luís de Sousa.
O autarca garantiu que a empresa tem vindo a tomar medidas de contingência mais apertadas como "o desfasamento de horários" para que se evite a concentração de trabalhadores.
No entanto, o problema parece estar nas "muitas deslocações" que os funcionários fazem por todo o país - como Coimbra, Lisboa e Porto - e, nesse aspeto, "não se pode culpar ninguém".
Portugal regista 1.277 mortos (mais 14 que na quarta-feira) e 29.912 infetados (mais 252, o que supõe um aumento de 0,8%) pelo novo coronavírus, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).
O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de quarta-feira, indica que, esta quinta-feira, há registo de 6.452 pessoas recuperadas da Covid-19, o mesmo número do dia anterior.
A taxa de letalidade mantém-se nos 4,3% (16,3% acima dos 70 anos).